Translate

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Pescoço da Formiga


O pescoço da formiga


Engenheiros mecânicos ficam impressionados com a habilidade da formiga de levantar cargas muito pesadas do que ela mesma. Para entender como ela consegue fazer isso, engenheiros da Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos da América, criaram modelos em computador para estudar como funciona o pescoço da formiga, bem como sua anatomia e propriedades físicas. Eles criaram esses modelos usando imagens transversais de Raio-X e simulações que medem a resistência do pescoço da Formiga.

O pescoço é uma parte importante da formiga, pois precisa suportar todo o peso da carga que ela carrega na boca. Ele contém tecidos moles que se ligam ao exoesqueleto do corpo e da cabeça como se fossem dedos entrelaçados. O exoesqueleto é um esqueleto externo (Do lado de fora do corpo) que é resistente e leve, com seis pernas que distribuem o peso em diferentes pontos de apoio. O peso que as formigas aguentam varia de acordo com cada espécie, Por exemplo, a Atta ou Saúva suporta 15 até 20 vezes o seu peso, a Atta pesa cerca de 15 mg ou 0,015g ou seja um comprimido de anador é mais pesado que ela, então ela suporta 0,225 g ou 225 mg no pescoço. Para entendermos melhor se um homem tivesse essa força ele carregaria 1 Tonelada e algumas gramas, ou seja, carregaria um carro popular de 800 e poucos quilos na boca usando só a força do pescoço.  Um dos pesquisadores diz: "O formato e a estrutura dessa ligação são tão importantes porque mantêm mais forte a junção entre cabeça e corpo e ajudam o pescoço da formiga a suportar enormes cargas". Os pesquisadores acham que entender bem como o pescoço da formiga funciona vai ajudar a projetar mecanismos robóticos mais eficientes.

















Referências: https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/despertai-n3-junho-2016/fatos-sobre-a-anatomia-das-formigas/#?insight[search_id]=e9821688-f062-41c1-84b8-c557677081d2&insight[search_result_index]=0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário