Translate

domingo, 2 de outubro de 2016

Acromyrmex (pt)

Acromyrmex
O que são? Onde são encontradas? Qual é a Expectativa de vida? O que comem? Suas Espécies e Gêneros. Quais são seus hábitos?

O que são?

As Acromyrmex ou Quenquém, Formiga-Cortadeira, Formiga-de-monte, Formiga-carreeira. São formigas parecidas com as Attas com respeito a seus hábitos, embora façam ninhos subterrâneos, feitos por uma única panela e com entradas com bastantes hastes de capim e também são eussociais, ou seja, são muitíssimas organizadas. Tendo na sua sociedade formigas reprodutoras, Soldados, Lixeiras, cortadeiras e Enfermeiras exibindo 03(Três) características em sua sociedade: A passagem de gerações no mesmo ninho, O cuidado mútuo com o ninho e a divisão de tarefas (Reprodução e Trabalho). A Sociedade das Acromyrmex é dividida entre Férteis (Rainha e Macho) e as Inférteis (Coletoras, Enfermeiras, Limpadoras, Guardas e Agricultoras).

Férteis


Rainha

A Rainha Acromyrmex, é a maior de todas as formigas do formigueiro e também é a única procriar. Ela nasce apartir de outra Rainha, ou seja, uma rainha fértil põe um ovo, esse ovo vira uma larva criada e alimentada especialmente para se tornar sexualmente madura ou ativa (Durante o estágio larval os níveis de cuidado e nutrição irão determinar que tipo de formiga vá se tornar. Quando recebem pouco alimento, as larvas se tornam operárias; No entanto quando uma larva recebe muito alimento, ela irá se desenvolver em uma Rainha.), daí vira um Casulo que daí nasce uma formiga fêmea Rainha e desde o ovo até a fase adulta é um dos ovos mais bem cuidados do formigueiro, mas elas só nascem após três anos da colônia ter sido fundada e então se acasala com o macho depois cai no chão e inicia um novo formigueiro, iniciando novamente o ciclo.


A identificação da quenquém ou Rainha Acromyrmex, não é difícil, elas e todas as formigas possuem uma carapaça dura, chamada de Exoesqueleto, o corpo delas é dividido em três partes: Cabeça, Tórax e Abdômen, e nas rainhas o abdômen é o maior de todo o formigueiro. Elas possuem antenas flexíveis que usam para investigar objetos, sentir sabores e cheiros, e tem espinhos ou protuberâncias nas costas que as diferem das Attas diferente das outras formigas as Rainhas jovens possuem um par de asas que são utilizadas apenas para o voo nupcial, após esse voo elas removem as asas.


Macho


O Macho Acromyrmex é um dos ovos menos tratados. Da mesma forma que a rainha, ele nasce para ser macho, é a única formiga da colônia que é do “sexo masculino”, ele também é produzido após três anos, pode ocorrer de nascer antes ou no inicio da colônia, mas ele não durará muito tempo

Inférteis

Cortadeiras

Seu trabalho como o próprio nome fala, é sair da colônia ou formigueiro para Colher, Cortar e Carregar de volta ao formigueiro, onde lá, diferente do que muitos pensam, elas não levam folhas para comerem, mas sim para alimentar um fungo que criam que por sua vez alimenta a todas as formigas do formigueiro das Acromyrmex.

Enfermeiras

Elas cuidam dos ovos, larvas e Casulos e ajudam a rainha a cuidar dos filhotes.

Soldados

São encarregadas de proteger todo o formigueiro contra ataques, invasões ou roubos. Todos os soldados são caracterizados por serem as únicas formigas não-férteis que tem uma cabeça um pouco maior que as outras.

Lixeiras
O Numero 4 é o Lixão das formigas Acromyrmex


Cuidam da limpeza da colônia, elas carregam o lixo para uma galeria (Compartimento) mais funda e longe das outras formigas para não transmitir doenças. Uns exemplos de lixo são Fungos e Formigas mortas.

Onde são encontradas?
Podem ser encontradas em todo o Brasil e países da America latina no norte, México e algumas partes dos Estados Unidos.

Qual é a Expectativa de vida?

A Rainha pode viver até 20(Vinte) anos, As Operárias de 02(Dois) a 04(Quatro) anos e os machos alguns meses antes do voo nupcial aonde todos eles vão ao “abate”.

O que comem?

As Acromyrmex comem Fungos, um fungo que elas mesmas criam, alimentam e comem. A Rainha antes de sair do Formigueiro em que nasceu ela carrega em sua boca um pedaço do fungo que tem neste formigueiro, leva-o na boca para assim que se estabelecer em um novo lugar possa cultivá-lo e alimentá-lo com a gordura armazenada no seu abdômen durante 02(Dois) meses onde não come nada e só ingere alimento assim que suas primeiras operárias nascem.

Suas Espécies e Gêneros

No Brasil existem 28(Vinte e Oito), mas Abaixo só estão listadas somente 24 espécies de Acromyrmex.

·         Acromyrmex Ambiguus


·         Acromyrmex Ameliae

Parece que ninguém nunca viu uma










·         Acromyrmex Aspersus (Quenquém-Rajada)
       



·         Acromyrmex Balzani


·         Acromyrmex Coronatus

·        Acromyrmex Crassispinus (Quenquém-de-cisco)


·         Acromyrmex Diasi

·         Acromyrmex Disciger


·         Acromyrmex Fracticornis

·         Acromyrmex Heyeri

Acromyrmex Hispidus Fallax


·         Acromyrmex Hystrix Ajax


  
·         Acromyrmex Landolti (Formiga-Rapa-Rapa ou Meia-Lua)



·         Acromyrmex Laticeps


·         Acromyrmex Lobicornis


·         Acromyrmex Lundii

·         Acromyrmex Niger


·         Acromyrmex Nigrosetosus

  
·         Acromyrmex Nobilis

  
·         Acromyrmex Octospinosus


·         Acromyrmex Rugosus

  
·         Acromyrmex Striatus

  
·         Acromyrmex Subterraneus (Formiga-Caiapó-Capixaba)


·         Acromyrmex Subterraneus Brunneus




Quais são seus hábitos?

É tanto Diurno com Noturno, elas não param de trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário