Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Formica Map @1 - Atta

Oiii, iai pessoal, tudo beleza?!? Bem, hoje dia 21/11/2018 tô trazendo uma novidade pra vocês.

Ô tio, que novidade é essa meu?

Kskksks tio. A novidade é o Formica Map!!! Mas o que é isso? Obviamente é um mapa sobre formigas mais sobre localização. Bem desde já, não vou falar muito senão fica chato.

O tema de hoje é Atta. 

Vamos começar pelo meu estado claro skksks A Bahia segundo o http://antmaps.org/, a Bahia tem somente cinco (05) espécies de Attas e são elas:


São essas cinco espécies, mas podem haver aquelas invasoras que também podem habitar a Bahia e ser mais de cinco espécies.

Como Jack o estripador diria - Vamos por partes. 

Bahia

Atta bisphaerica

Ou como é conhecida em alguns lugares como: Saúva mata-pasto ou Saúva amarela, veja as fotos abaixo, eu sei que não ajuda muito formigas morta kskskksks mas, é a que temos.


Próximoooooo!!!

Atta cephalotes

Ou Saúva da mata segundo alguns uma uma colônia pode ter mais de 5 milhões de indivíduos e a sua rainha pode chegar a viver 15 anos... Isso mesmo, uaaaaau!!


Atta laevigata

Ou a famosa Saúva cabeça de vidro ou Saúva de vidro é encontrada em praticamente todo o Brasil e é chamada assim por causa por causa da sua cabeça reluzente kkkskskskksks.
É do alexwild
É do alexwild


Atta opaciceps

Conhecida como Saúva do sertão ou Saúva da roça. É muito comum aqui no Nordeste e no Norte do país também.
Seria mais legal se eu achasse a foto da rainha dela maaaassss.

Atta sexdens

Ou Formiga de mandioca, Saúva limão como alguns chamam, por que quando você não tem nada o que fazer e acaba matando uma com as próprias mãos, literalmente, ela exala um odor parecido com o do limão.


Achei uma coisa bem interessante que fizeram e gostaria de compartilhar com vocês.

Ta vendo a diferença? Aparentemente a Cepha é maior que a Sexdens; A Sexdens tem o corpo com uns tons de vermelho, vinho e marrom em tons fortes, já a Cepha ela tem as mesmas cores mas, em tons mais foscos e fracos; As penas da Sexdens tem uns tons vermelhos já a Cepha são bem marrons; A gáster da Sexdens é vermelho escuro com traços em tom de vinho bem escuro já o gáster da Cepha é com de vinho bem escuro com duas "bolinhas" vermelhas; E dá pra ver que a Cepha tem muito mais pelo aparentemente.

Bem essas foram as Attas daqui da Bahia vamos passa agora para uma coisa que eu não acredito mas, se ele ta dizendo então tá né?

Tocantins

Olha segundo o http://antmaps.org/?mode=diversity&genus=Atta em Tocantins não tem nenhum tipo de Atta. Dá uma olhada:

Olha se tiver algum leitor de Tocantins me diz se isso é verdade, que ai não tem nenhum tipo de Atta.

Depois dessa aparente descoberta, vamos para o estado com maior quantidade de tipos de Attas.

 Mato Grosso

Mato grosso é o lugar, segundo o carinha ali, com maior diversidade de Attas que todos os outros estados, chegando à 7(Sete) tipos, que eu vou mostrar aqui. 

Temos a Atta sexdens, Atta laevigata, Atta bisphaerica e Atta cephalotes, que eu mostrei ai em cima as outras são:

Atta Capiguara

Ou Saúva dos pastos, Saúva parda; Há relatos de que ela é mais encontrada  consumindo canas-de-açúcar; E seu fungo é bem peculiar, veja:




Atta goiana

Olha, eu não achei foto nenhuma dessa, então pessoal ai do mato grosso sé tiverem fotos delas fala comigo que eu posto aqui ai ajuda tanto a vocês como a mim e a outros desde já agradeço.

Atta vollenweideri

Conhecida na Argentina como Formiga de corte de folha chaco ou Formiga isau, porque eu não sei mas, vamos lá.


Essas são todas as sete Attas do Mato grosso.


Para os leitores dos seguintes estados Amazônia, Acre, Pará, Maranhão e Rondônia em seus estados vocês vão encontrar essas três espécies de Atta: Atta, laevigata, Atta sexdens e Atta cephalotes. Não vou colocar foto porque já tem lá em cima e também seria desnecessário.

Para os moradores do Ceará, Piauí e Sergipe vocês poderão encontrar as Attas: Atta sexdens, Atta opaciceps e Atta laevigata.

Para vocês do Rio Grande no Norte, vocês podem achar se esgueirando pela sua casa as Attas: Atta opaciceps e Atta sexdens.

Para meus queridos do Amapá: Atta cephalotes e Atta sexdens.

Já em Pernambuco e Alagoas vocês talvez se interessem pelas: Atta cephalotes, Atta sexdens, Atta laevigata Atta opaciceps.

Vocês da Paraíba vocês vão achar as: Atta bisphaerica, Atta sexdens Atta opaciceps.

Em Minas Gerais terra do queijo, amo queijo. Voltando, vocês vão encontrar subindo aquela Serra dos Órgãos as: Atta sexdens, Atta laevigata, Atta capiguara e Atta bisphaerica.

Em Goiás você pode achar as: Atta sexdens, Atta laevigata, Atta goiana, Atta bisphaerica e a

Atta robusta



No Mato Grosso do Sul aparece uma nova sp junto com algumas que nós já vimos as: Atta laevigata, Atta sexdens, Atta vollenweideri e a 

Atta saltensis




Descendo para o Espírito Santo vamos achar as: Atta sexdens, Atta robusta e Atta laevigata.

Do ladinho tem o Rio de Janeiro, terra maravilhosa lá você vai achar: Atta bisphaerica, Atta laevigata, Atta robusta Atta sexdens.


Indo pro friozinho do sul, chegamos em São Paulo você se procurar bem vai achar: Atta bisphaerica, Atta capiguara, Atta cephalotes, Atta sexdens Atta laevigata.


No Paraná tem: Atta capiguara, Atta cephalotes, Atta laevigata e Atta sexdens.

Em Santa Catarina tem: Atta robusta e Atta sexdens.

E finalmente Rio Grande do Sul, lá você vai achar uma das mais difíceis, na minha opinião: Atta sexdens Atta vollenweideri.
  
Espero que gostem ^^. Até a próxima bye bye!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Guia de Sobrevivência #4 - O que fazer quando o fungo da sua Atta começa a morrer?

Cara você ta ai?!?!?! Me socorre pelo amor de Deus!!!

Oi mano, to aqui! Calma o que houve?

Cara, se lembra daquela Atta que você me deu umas dicas massas pra criar ela? Bem, aquela massa, o fungo, ele tava grandão meu, é sério!! Mas agora ela ta diminuindo de tamanho e ficando algumas partes marrom escuro. Mano devo me preocupar?!

Cara, infelizmente você têm de se preocupar, porque você está em uma contagem regressiva para que o fungo morra e não volte mais.

Meu Deus cara, como isso aconteceu?!

Mano, kskkskskks você é a pessoa mais indicada pra responder isso mas, posso tentar chutar as causas como: Calor, luz demais, frio demais, uma ataque de fantasmas ou demônios, vibrações ou saculejos, talvez você olhou e acabou estressando ela, talvez por causa da maneira como pegou, talvez você resolveu alimentar ela com algum outro tipo de folha que acabou intoxicando ele.

Meus Deus cara, me ajuda!!! o que eu faço?!?!?

Cara, a "quase morte" do fungo é quase inevitável, há algumas maneiras de TENTAR fazer com que ele pegue no tranco de novo, não são exatas ou que tem 100% de chances de dar certo, é só uma TENTATIVA. Você deve lembrar sempre disso.

Ta bom. Então o que sugere que eu faça?

Bem. Aaah quase esqueci, já tem operárias??

Sim, sim. Eu esqueci de falar, já tem umas dez.

Pronto, melhor ainda. Você vai caçar e achar de todo o jeito as folhas de quebra pedra. É uma coisa que funcionou comigo e com outras pessoas, por isso eu estou indicando, mas é como eu te disse, não é certeza de que vá funcionar com você, é só um teste uma experiência.

Ta bom, ta bom. Eu entendi.

Ok então. Você vai procurar em todo lugar essa folhas que eu já te mostrei como ela é. Quando você achar você pega o maior pé que tiver e ranca com a raiz ainda a raiz tem de está inteira. Ai você vai levar pra casa você tem umas duas a três horas para chegar em casa. Assim que chegar em casa, você pega um copo que sua mãe não use nem precise e vai encher de água. Então você coloca o pé de quebra pedra dentro da água, pronto menos um problema. Agora você vai tirar um talo com umas dez folhas tirar todas as folhas do talo e pôr para elas pegarem e repete todo santo dia, não sei explicar direito, só sei que de alguma maneira essa folha dá um UP no fungo.
Você vai repetir esse procedimento até acabarem todas as folhas, esse tratamento não pode ser interrompido. Em algumas semanas você verá a diferença, se não mudar você terá de substituir o fungo morto por um saudável. Mais pra frente farei um relação de folhas para dar para o fungo e as que deve evitar. Então boa sorte e tomara tudo dê ceto com eles.

Mano, obrigado vou tentar aqui e vê no que dá, mas muito obrigado mesmo.

Não por isso ^^

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Guia de Sobrevivência #3 - Primeiro cuidados com sua primeira Atta ou Acromyrmex

Quem nunca sonhou em criar uma colônia sustentável de Formigas cortadeiras??? Bem, com essas dicas a baixo você vai torná-lo possível. Então pegue papel e caneta e vamos lá!!!


  1. Antes de qualquer coisa você precisa de uma coisa muuuuuito importante!  Mas o que Elder? Você precisa saber se você não é alérgico ao fungo da Atta porque não vai adiantar você ta criando vidas e destruindo a sua própria. Então antes de mais nada precisa saber do seu médico de você é alérgico ao Leucoagaricus gongylophorus que é o fungo cultivado por elas.
  2. Bem depois de consegui o alvará de licença do seu médico, agora vem o segundo passo se você é de menor então precisa da permissão de mainha kskkskskks. Mostre este post para ela ter certeza de que a Atta não é um daquelas formigas "nojentas" que ficam comendo bicho morto, lixo, fezes e etc... Então:

Querida mãe do meu querido leitor, venho por este mensagem confirmar que a formiga cortadeira, como ela é chamada, não pertence a classe daquelas formigas que comem açúcar e baratas, doces e fezes, restos de comidas ou carcaça de animais mortos. Essa linda e maravilhosa formiga que meu amigo pretende criar, só irá utilizar folhas para seu usufruto, folhas de roseira por exemplo. Eu dou minha total afirmação de que elas não possuem nenhum tipo de veneno nem ferrão, elas mordem mas não dói (mentira dói sim, mas não muito) e só não é recomendado para pessoas que tem alergia a este tipo de criatura. Outra coisa irá aparecer uma massa enorme verde, mas não é para ter pânico, elas cultivam essa massa para assim se alimentarem, e ela não oferece perigo nenhum a saúde de quem cria e das pessoas próximas a ele, a não ser que seja alérgica a ele e somente a ele. Por exemplo, eu tenho uma alergia terrível a mofo, mas a ele não e posso pegá-lo até com minha mão só que isso mataria ele por causa do sal do corpo e bactérias. Desde já, agradeço a compreensão. 
Ass.: Elder

Prontinho, mainha já deixou, deu até risada kskskksks. E disse que achou tão interessante que vai criar uma também. Acredita que até o médico ficou interessado??? ksksksks. Bem, agora o meu médico deixou e mainha também qual o próximo passo??

Agora é a hora que todos esperavam. Você precisa da sua formiga, bem você pode consegui elas nas revoadas como já expliquei. Se não lembra é só da uma olhada nesse post aqui: https://myrmexinfinitus.blogspot.com/2016/12/como-capturar-uma-formiga-rainha.html.

Vamos lá.

Você agora já sabe como capturar sua rainha, agora só falta escolher entre as mais comuns
Acromyrmex

Atta

Pronto já escolhi minha formiga e agora???

Agora você precisará de um lugar para colocar elas, pode ser uma vaso ou um pote de vidro um pote de doce ou algo assim veja as fotos e alguns videos, de pessoas que já tão crack, quando se trata de attas, pra você ter uma ideia:





Pronto, o que achou?? São legais né?

Agora que você já tem a rainha e já escolhem qual vaso será, lembre-se de fazer logo os furos e ligações logo no começo, porque se for fazer isso quando tiver cheio de formigas, você pode sem querer querendo, matar todas ou soltar todas pela sua casa e isso acabar matando elas e o fungo, então lembre-se de criar os caminhos logo cedo, mas só depois você aumenta o tamanho acoplando novos vasos de acordo com o crescimento da sua fazenda. Ahh quase esquecia, em alguns casos não é necessário mas, você pode por um chumaço de algodão úmido (Se liga nisso úmido, NÃO É MOLHADO OU ENCHARCADO É ÚMIDO SÓ ISSO). O mesmo serveria se você tivesse escolhido a Acromyrmex.

Pronto. E agora? Ela já ta lá no vaso, o que tenho mais de fazer?

Agora mano, vem a parte maaaaaissss chata, você tem de cobrir ela com um pano preto e guardar em um lugar onde nada vai bulinar ela, onde não tem vibração, luz, entre outras inúmeras coisas e deixar lá por uns três dias. Quando se acabarem esses três dias você vai tirar ela de lá e dar uma olhadinha para ver se ela já colocou pra fora o fungo. É um pontinho preto. Acabando sua olhadinha, ponha ela lá novo e deixe por uma semana....

An???!!??!

Isso mesmo meu amiguinho, uma semana. Não mexa, não olhe, não sacuda e não deixe na luz e defenda de formigas fantasmas ou formigas de fogo porque nessas horas são as que mais aparecem.

Mas como?? Eu nunca vi uma!

Uhum! Acho que alguém não ta lendo meu blog.... Bonito né seu sem vergonha. Rum rai ai vuh... Da uma olhada aqui ó: https://myrmexinfinitus.blogspot.com/2018/05/guia-de-sobrevivencia-2-como-se.html.

Aaaah simm pronto.... Vou esperar e aquietar os ânimos. Até daqui a uma semana


Passado uma semana...


Oiiiieeee iai já posso olhar???!??!

Oii, ksksk bem se você já não olhou, pode sim...

Mano tem um negócio parecendo pão não sei o que é... Pera vou mandar uma foto:

Ta vendo?? Isso do lado dela. não tinha nada lá. To preocupado!! Devo tirar??

Mano em primeiro lugar, meus parabéns e em segundo não você não deve nem tocar, isso ai é o fungo da Atta, ele que vai sustentar toda colônia. Ele foi criado a partir da gordura do abdômen dela que ela dá a ele, e das próprias fezes. Isso vai alavancar o crescimento dele. Agora é só esperar mais algumas semanas.

Um mês depois...

Maaanoooo olha eu de novo... Cara aquele fungo ta grandinho cara. Já posso ir colocando folhas já?

Olha pra isso, meus parabéns. Bem, não é recomendado porque dependendo da folha pode envenenar o fungo e ele morrer e ai game over. Por isso eu te aconselho a esperar mais um mês até que as operárias dela nasçam. No entanto se tiver, o que seria uma boa, dê a ela duas folhinhas de quebra-pedra só para ajudar o fungo a se fortalecer.

Cara eu já ouvi falar mas, não sei o que é isso. 

Vou te mandar umas fotos: 




São a mesma planta, mas preste bastante atenção, porque tem plantas que são semelhantes a ela, mas são tóxicas ao fungo. Ela é comum de achar nas ruas, em terrenos baldios, atras de prédios, perto de tanques de água e etc... Se você achou, muito bem! Agora pegue só 2(Duas) folhas e coloque lá.

Mas, porque só duas folhas?

Porque se você colocar essas duas sem fazer muita confusão assustar ela ou deixar ela estressada, nada de mais vai acontecer a não ser um sustinho, mas se você colocar um ramo desse lá, ela vai sentir e ficar mó doida, porque aquilo não tava lá antes, aí ela vai rodar aquilo tudo, parecendo uma doida, procurando por onde isso apareceu e vai acabar virando o fungo junto com os ovos e espalhar eles pelo vaso todo, e se ela não se recuperar aí mano, também é game over... O mesmo vale para Acromyrmex, algumas pessoas tem o costume de já assim que conseguem a rainha colocar folhas também junto com ela no start, se tivesse escolhido a Atta você poderia fazer a mesma coisa. Já com a Atta eu não recomendo você isso logo assim de cara porque ela pode fazer uma bagunça com as folhas e elas apodrecerem e tals e ai bau bau, mas fica  com você como fará em cada caso

Etah!! Pronto, já coloquei lá e agora o que faço?

Agora carinha, é só esperar e torcer para que ela seja uma boa rainha e saiba fazer seu reino crescer. Por causa disso sempre é recomendado você ter mais de uma, pelo menos umas quatro. Porque sempre tem aquelas desleixadas kskskksks.

Kskskksks, tudo bem então, valeu cara muito obrigado mesmo, qualquer dúvida eu te escrevo ta bom?

Oxi, com toda certeza... Ahh e ajude sua mãe a criar também kskksks tchau tchau cara, boa sorte!

Valeu obrigado.